O que são os ANTIOXIDANTES dos Azeites de Oliva?
Os componentes fenólicos do azeite de oliva são compostos químicos muito complexos, que contribuem, em grande medida, para a qualidade organoléptica (sensorial) do azeite, bem como a sua estabilidade. São mais conhecidos como os “antioxidantes” ou teor de “polifenóis”.
A composição dos componentes fenólicos depende da tecnologia utilizada na produção dos Azeites, da variedade da azeitona e da fase de crescimento/maturação do fruto. Azeitonas mais verdes (menos maduras) possuem maior conteúdo fenólico que as pretas (mais maduras).
Os Azeites de Oliva ricos em polifenóis tem alta estabilidade, tanto para a conservação do Azeite, como para utilizá-lo em altas temperaturas (cozinha). Uma forma de identificar o conteúdo de polifenóis nos Azeites está na intensidade do “picante” e do “amargor“, que são indicadores de qualidade, embora em alguns casos não é do gosto do consumidor. Em outras palavras, Azeites mais amargose picantes são melhores para a nossa saúde que Azeites mais suaves.
Entre as possíveis técnicas de produção para melhorar o conteúdo de compostos fenólicos no Azeite está em estabelecer o tempo ideal para a colheita das azeitonas. Quanto menor o tempo entre a colheita e a produção do Azeite, maior será a concentração de polifenóis.
As propriedades antioxidantes e antiinflamatórias das azeitonas tornam este alimento uma proteção natural contra o câncer, pois ela atua na redução do estresse oxidativo e inflamação crônica das células, que são considerados fatores-chave no desenvolvimento do câncer.
Pesquisas sobre esta relação concentram-se muitas vezes em dois tipos de câncer: mama e estômago (gástrica). No caso do câncer de mama, uma especial atenção foi dada aos fitonutrientes triterpeno das azeitonas, incluindo o teor de eritrodiol, uvaol e ácido oléico. Estes fitonutrientes auxiliam na interrupção do ciclo de vida de células de câncer de mama. Isso também ocorre no caso do câncer gástrico, mas neste caso os tipos de fitonutrientes envolvidos são menos claros.
Com o amadurecimento da fruta ocorre uma mudança na concentração de conteúdo fenólico (redução), bem como do pigmento na sua superfície, no desenvolvimento da cor verde em tonalidades de ocre, demonstrando a degradação da clorofila e carotenos.
As principais funções dos polifenóis são:
- Poder antioxidante;
- Inibe a agregação plaquetária;
- Efeito protetor sobre linhagens celulares diferentes;
- Agentes preventivos de doenças;
- Eles inibem o crescimento de células de câncer de pele, mama, cólon e pulmão;
- Proteção contra Neoplasias de cólon, próstata e mama.
- Prevenção de câncer com efeito antiviral ou de redução do estresse oxidativo.
- Ele melhora o perfil lipídico de plasma.
- Aumenta o HDL (bom colesterol) e diminui o LDL (colesterol ruim)
Fontes: US National Library of Medicine,
Os Tipos de Olivas com maior conteúdo de Polifenóis são as seguintes, nesta ordem:
- Coratina
- Cornicabra
- Ogliarola
- Peranzana
- Picual
- Picudo
- Cordovil
- Koroneiki
- Cerasuola
- Cobrançosa
- Nocellara del Belice
- Racimo
- Arauco
- Arbosana
- Biancolilla
- Frantoio
- Hojiblanca
- Leccino
- Manaki
- Moresca
- Negrinha do Freixo
- Verdeal
- Changlot
- Galega
- Grappolo
- Madural
- Manzanilla
- Royal
- Taggiasca
- Kalamata
- Arbequina
*Análise Sensorial baseada nos atributos de amargor e picância de cada variedade.
Estes são alguns Azeites que recomendamos com alto teor de polifenóis (clique no link):
|
|
|
|
|
|
|
|
Devido a esses fatores, é muito importante observar a qualidade do Azeite, bem como a sua composição de polifenóis. Fique de olho e se informe!
Para conhecer o maior acervo online de Azeites de Oliva Extra Virgem do Brasil você encontra no link disponível abaixo:
Chania Chagas
Especialista em Azeites de Oliva
Sócia-proprietária do Empório do Azeite