Azeites e vinhos são dois dos produtos estrelas da agricultura e gastronomia mundial. Ambos têm pontos em comum e outros que os diferenciam. Vamos conhecê-los um pouco mais para aproveitar ao máximo os benefícios que eles oferecem!
Semelhanças saudáveis!
A primeira semelhança seria sobre os benefícios à saúde que ambos possuem. Assim como no azeite de oliva, o vinho contém polifenóis (antioxidantes) que são substâncias que impedem a ação do colesterol ruim, protegem as artérias e facilitam o aumentam do colesterol bom, evitando os riscos de trombose arterial e infarto, além de melhorar as funções metabólicas.
Além disso, outra das substâncias presentes no vinho tinto (e na casca da uva), o resveratrol, apresenta atividade preventiva contra o câncer. Já o azeite de oliva, além de compostos fenólicos, também contêm vitamina E, que ajuda a frear o envelhecimento e bloquear a ação de fatores que causam o câncer de mama.
Azeite e vinho, mais coisas em comum do que parecem.
A começar pela origem, ambos são provenientes de frutas. Isso indica que tanto o estado de maturação do fruto, as características do solo e da área de cultivo, os cuidados agrícolas, o processo de produção, a adega ou lagar onde se encontra produzidos, contribuem para as características sensoriais do produto. Além disso também, os dois possuem selos de Denominações de Origem que identificam a região de onde são originários e as suas características únicas.
Mas também não podemos deixar uma diferença crucial entre os dois: O vinho é um produto que evolui ao longo dos anos e ganha qualidade, totalmente ao contrário do azeite de oliva, que vai perdendo as suas qualidades com o envelhecimento. Outra diferença bastante significativa é que as uvas precisam fermentar para fazer vinho, enquanto o azeite de oliva é preciso ser extraído do suco de fruta fresca.
CLIQUE PARA ACESSAR
AZEITES POR PAÍS >>
AZEITES POR TIPO DE OLIVA >>
ACESSÓRIOS E OUTROS PRODUTOS >>
NOSSOS KITS >>