Há alguns anos o azeite de oliva virou pauta diária de muitos estudos científicos visando mostrar as suas diferentes propriedades benéficas à saúde.
A situação atual exige que tenhamos um cuidado maior com o nosso sistema imunológico, prestando mais atenção ao tipo de alimento que consumimos. Vale ressaltar que a alimentação é a principal fonte de obtenção de vitaminas pelo nosso corpo.
Ontem mesmo tivemos um cliente aqui em nossa loja de Gramado/RS perguntando se tudo o que se fala sobre os benefícios do azeite de oliva é verdadeiro.
Vou elencar abaixo alguns estudos específicos sobre a relação do azeite de oliva e a prevenção de doenças:
- Riscos cardiovasculares (https://www.sciencedaily.com/releases/2017/02/170213171419.htm)
- Prevenção do Alzheimer (https://www.sciencedaily.com/releases/2017/06/170621103123.htm)
- Câncer de mama (https://www.sciencedaily.com/releases/2015/09/150914092837.htm)
Estes são alguns estudos que falam sobre os aspectos saudáveis de um bom azeite de oliva. Já sabemos que o azeite de oliva extra virgem é alimento de grande valor nutricional e que deve ser consumido por todos.
Agora vamos falar sobre como o azeite de oliva melhora o sistema imunológico e tem propriedades anti-inflamatórias.
Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Jaén, mostrou as propriedades anti-inflamatórias do azeite de oliva e que a sua inclusão na dieta diária melhora a proliferação de células envolvidas na defesa imunológica, cujo objetivo é eliminar o agente invasor (vírus, batérias, etc.).
Isso foi assegurado pelo Dr. Manuel de Pablo, um dos autores desta pesquisa, em uma entrevista dada ao Jornal Levante (Valencia, Espanha). O Dr. apresentou os resultados dessa pesquisa, que já foram publicadas em diversas revistas científicas, durante o Dia Internacional da Imunonutrição em Valência, na Espanha.
Os ácidos graxos contidos no azeite de oliva, como o Ômega-3, exercem efeitos benéficos para doenças cardiovasculares, e também melhora o sistema imunológico. Os altos níveis de compostos fenólicos no também ajudam a impedir a formação de placas ateroscleróticas causadoras do entupimento das artérias. As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias das azeitonas também tornam este alimento uma proteção natural contra o câncer, pois ela atua na redução do estresse oxidativo e inflamação crônica das células, que são considerados fatores-chave no desenvolvimento do câncer.
"Graças a todos os estudos realizados até agora é inegável que a administração do azeite de oliva de forma regular e prolongada possa proporcionar uma garantia de saúde que, juntamente com uma dieta equilibrada e variada, constituam um dos pilares básicos da Dieta Mediterrânea", disse ele.
Para o Dr. Manuel de Pablo, o azeite de oliva "constitui um dos principais exemplos do binômio inseparável que compõe a nutrição e a saúde.
Lembre-se sempre de alimentar-se bem! Uma dieta sudável pode trazer inúmeros benefícios, como melhora da qualidade de vida, da disposição, funcionamento intestinal, qualidade do sono, melhora do raciocínio e do humor.
Fique bem! :)
Chania S. Chagas
Sócia - Proprietária do Empório do Azeite
Expert Internacional em Azeites de Oliva, certificada pelo COI
Fonte:https://www.levante-emv.com/portada/3677/investigacion-demuestra-propiedades-antiinflamatorias-aceite-oliva/353067.html
AZEITES POR PAÍS >>
AZEITES POR TIPO DE OLIVA >>
ACESSÓRIOS E OUTROS PRODUTOS >>
NOSSOS KITS >>