A 7ª edição da EVO IOOC Italy 2022, a mais importante competição de azeite de oliva da Itália, e uma das mais relevantes do mundo, elegeu neste final de semana o azeite de oliva gaúcho Milonga como o melhor do Hemisfério Sul.
A marca de azeite premium, produzido na cidade de Triunfo, no Rio Grande do Sul, existe desde 2019 e, em sua estreia, ganhou o prêmio máximo do concurso com sua safra monovarietal Arbequina, de origem espanhola.
“É a primeira vez que colocamos nossos azeites em concursos. Isso prova o quanto eles são especiais!”, escreveu a empresa em seu perfil no Instagram. O azeite ganhador é descrito como “suave” e “muito aromático”, com aromas predominantes de banana, grama cortada e camomila.
Além do título de melhor azeite do mundo, a Milonga recebeu medalha de ouro com o blend arbequina e coratina e prata para o rótulo monovarietal de azeitona koroneiki.
Leia mais em: https://forbes.com.br/forbeslife/2022/05/azeite-gaucho-e-eleito-um-dos-melhores-do-mundo/
MILONGA ARBEQUINA 250ML
Tipos de Oliva: Arbequina
O Azeite de Oliva Extra Virgem Milonga Arbequina é um sensacional monovarietal, colhido com frutas ainda muito verdes. Delicado, suave, com alta complexidade de aromas de notas verdes associado com notas florais, casca de banana e maçã dourada.
Harmonização: Ideal para com pratos leves, saladas e frutos do mar.
O azeite de oliva extra virgem blend intenso Milonga é extremamente equilibrado e intenso. É muito diferenciado em sabor por combinar a delicadeza floral da Arbequina com a explosão de picância e amargor da Coratina. Possui notas verdes no aroma e em boca, tendo entrada amendoada, com uma complexidade muito interessante.
Harmonização: Ideal para usos em saladas, pizzas, risotos, legumes grelhados, queijos e pães.
Este Azeite Extra Virgem da variedade Koroneiki, foi criado um lote com maturação da fruta extremamente verde que reflete em muitas notas herbáceas. A variedade de oliva Koroneiki possui altos índices de polifenóis, que são os antioxidantes. Este azeite possui bastante equilíbrio entre o amargo e o picante. O perfil sensorial é de notas verdes com destaque especial para folhas de tomate, ervas, pimentão verde e rúcula.
Harmonização: Recomendado para carnes vermelhas, grelhados, pães e pizzas.