10 dicas imbatíveis sobre AZEITE DE OLIVA!


O Azeite de Oliva, diferentemente dos vinhos, quanto mais fresco MELHOR! Seus sabores e aromas vão perdendo suas características ao longo do tempo, mesmo estando na garrafa, pois o Azeite é um produto altamente oxidável. Para diminuir este processo, recomendamos que você mantenha as garrafas fechadas, em um lugar escuro, e uma vez que aberta a garrafa, deve-se usá-lo em um mês ou dois. Após esse período, aconselhamos seu uso na cozinha.
Algumas variedades de olivas, que possuem maior conteúdo de antioxidantes os chamados polifenóis, e isso faz com que o Azeite tenha mais durabilidade. Igualmente, saiba que o processo de oxidação é sempre gradual, conforme a data de envase.
Veja nosso artigo:https://www.emporiodoazeite.com.br/o-que-sao-os-antioxidantes-dos-azeites-de-oliva/





Lá em casa temos um tipo de Azeite para cada pessoa. Isso por que existem pessoas que preferem Azeites mais intensos, outras mais suaves, com sabor frutado delicado ou verde. O sabor do Azeite depende, como falamos antes, da(s) variedade(s) de azeitona(s) com a(s) qual(is) ele é produzido. Ver nos rótulos nomes como ARBEQUINA, PICUAL, HOJIBLANCA, FRANTOIO, KORONEIKI, CORNICABRA, EMPELTRE ou ARBOSANA, quer dizer que cada Azeite vai ter um sabor e aroma diferente. Existem mais de 1.500 tipos de azeitonas, e cada uma possui características próprias e devem ser harmonizadas com tipos específicos de pratos.

Sim! Podemos cozinhar com Azeite de Oliva. Aliás, devemos. O Azeite de Oliva é um dos melhores tipos de óleo para fritar. Ele é estável e tolera temperaturas elevadas de até 180 graus (seu ponto de fumaça é entre 180 e 220 graus). O Azeite de Oliva cria uma camada fina e consistente sobre os alimentos que impede a absorção do óleo, e ainda deixa a sua comida suculenta, mantendo todas as suas propriedades. Você já imaginou a famosa dieta mediterrânea sem poder cozinhar com Azeite?

Como já dissemos antes, o Azeite de Oliva é o suco da azeitona. Porém, as azeitonas podem estar verdes ou pretas, dependendo da maturação delas. Quanto mais verdes as azeitonas, mais aroma e sabor de grama recém cortada, frutos verdes ou ervas verdes, e mais amarga e picante. Quanto mais preta, a azeitona tende a ser mais adocicada, com sabor ao que chamamos de “papinha de fruta”. Apenas deve-se ter um cuidado neste último quesito, pois o fruto já está com um processo de deterioração avançado, e deve ser consumido rapidamente.

O Azeite de Oliva é a opção mais saudável e mais versátil para sua cozinha. Você pode escolher entre uma ampla gama de aromas e sabores, de acordo com o prato que você está fazendo e seu gosto pessoal. O Ouro Líquido, que agora não é só Mediterrâneo, pois temos uma produção de qualidade também no Brasil, é adequado para qualquer técnica de cozimento: para frio e quente, doce e salgado. Você pode usá-lo mesmo em coquetéis. Prove-o em todas as suas receitas e você nunca vai querer deixá-lo!
Aproveite nossas dicas!
Para conhecer o maior acervo online de Azeites de Oliva Extra Virgem do Brasil você encontra no link disponível abaixo: